PARA QUE SERVE DIRECTX
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ECS M810DLU - SiS 740
256Mb DDR-SDRAM
SIS 7012 Audio Device
SIS 900 PCI Fast Ethernet Adapter
Samsung SyncMaster 15"
"Para ser útil a sociedade, não é preciso ser um DeMolay, mas para ser um DeMolay é preciso ser útil a sociedade"
Nisso umas pessoas sairam da SGI e foram criar outras empresas, uns foram pra 3DFX, outros pra nVidia e etc...
Bom, agora você quer saber onde o DirectX entra nisso né?
Simples, ele é uma cópia de uns pedaços do OpenGL que a Microsoft registrou...
Resumindo: OpenGL é aberto, a Microsoft foi e copiou algumas partes do OpenGL, criou o DirectX e registrou ele
Depois disso, a Microsoft começou a colocar coisas amais no DirectX chamando elas de inovações, mas que na realidade não tem nada de muito inovador nisso hehe, aí como a Microsoft registrou o DirectX, ninguém pode ver como ele é feito então fica impossivel dele rodar em outra plataforma como exemplo o Linux.
Já o OpenGL é aberto, então se a nVidia vai e usa alguma tecnologia, ela tem que registrar no ABR da OpenGL e aí qualquer um pode usar, é por isso que na maioria das vezes, tanto ATI quanto nVidia possuem as mesmas tecnologias =]
Agora vocês me perguntam... Se o DirectX é pior porque ele é tão usado?
Simples, até um tempo atrás, a ATI e a nVidia não entravam em acordo para utilizar um padrão de uma tecnologia lá no OpenGL, aí caso um desenvolvedor de um jogo quisesse fazer o jogo em OpenGL ele iria ter que programar de um jeito para rodar nas placas da ATI e de outro jeito pra rodar nas placas da nVidia, e isso é ridiculo e preferiram programar só no DirectX mesmo e que se dane hehe, por isso ele ganhou popularidade nesses anos...
Até que a SGI e a 3dLabs entrou no meio dessa briga da ATI e da nVidia e aí eles "deram as mãos" e criaram um padrão...
Uma coisa legal do DirectX é o que vai sair na versão nova dele, 9.1 creio eu...
Ela vai ter um compilador próprio, fazendo com que antes do jogo ir pro processamento da placa, ele é recompilado para ser otimizado na placa, porque cada placa tem seu meio "preferido" de trabalho.
Seria mais ou menos assim num exemplo bem tosco:
A nVidia prefere ler uma cor, uma luz e uma textura, uma cor, uma luz e uma textura e assim por diante por exemplo.
Já a ATI prefere ler todas as cores, todas as luzes e depois todas as texturas.
E o compilador que costuma ser utilizado atualmente é o HLSL (ou algo assim), ele foi inicialmente desenvolvido pela ATI e depois mais tarde finalizado pela Microsoft, ou seja, ele foi feito jogando pro lado da ATI =]
Os códigos quando compilados ficam cheios de TEMPS inúteis e como todo mundo sabe, quanto mais temps, mais lento fica o processamento, mas tem um único processador que não fica lento com tantos TEMPS e sabem qual é?
Os R3XX da ATI, que coincidência né? uhahuahua =]
Bom, isso era um problema pra nVidia, para tentar "arrumar" isso, a nVidia colocou um compilador otimizado para ela mesma no seus novos drivers ForceWare, ele vai ler o jogo e no menor tempo possível tentar recompilar para ser otimizado para o "estilo nVidia" e nos jogos que eram "compilados para a ATI" a nVidia teve um ganho grande com esse compilador otimizado utilizado no driver, mas nos jogos que foram compilados "normais" o ganho foi nulo =]
Outra coisa que pode ser citada é que o OpenGL e o DirectX nas placas ATI e nVidia são executados de modos diferentes.
Na nVidia, o OpenGL fica no Hardware enquanto na ATI o DirectX é que fica no Hardware, e o DirectX na nVidia é via Software e o OpenGL na ATI é via Software, fazendo um rodar "em cima do outro" a grosso modo...
O Windows, para variar, tem um suporte muito tosco do OpenGL, um suporte "sabotado", assim como é feito no Java também, onde o Windows tem um suporte bugado do java... Tudo isso é o "Marketing" da Microsoft para "matar" seus concorrentes, já que ela não é boa o suficiente no pau a pau ela tem que partir para meios mais "sujos"...
Bom, acho que exagerei no tamanho do texto e ninguém vai ler tudo isso uauha
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(Se estiver enganado... me corrijam!)
Uma placa que tem suporte nativo ao DX7 como as MX440... mas precisam jogar um Medal of Honor por ex que pede o DX8, esse DX8 faria o papel do hardware.. ensinando ao processador as funções DirectX 8 (nesse caso) para que voce tenha uma simulação dos efeitos...
A64 Venice 3000+ | XFX GeForce 7600GT | Chaintech VNF4 | Kingston Hyper-X 466/1GB | Samsung HD160JJ | Seventeam 420W
S64 Palermo 2800+ | MSI GeForce 6200TC | Asus K8N4 | Geil Golden Dragon 433/512 | Seagate ST380013AS | Seventeam 350W
A64 Venice 3000+ | XFX GeForce 7600GT | Chaintech VNF4 | Kingston Hyper-X 466/1GB | Samsung HD160JJ | Seventeam 420W
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